Símbolos | Fernanda Filippini

Desde as eras mais remotas o homem faz uso de símbolos. Há símbolos em todas as tradições, religiões, profissões, etc.

Vamos conhecer alguns símbolos da Bruxaria e outros mais usados.

Símbolos | Fernanda Filippini

Pentagrama

Pentagrama é a estrela de 5 pontas. É uma forma geométrica derivada do pentágono. O Pentagrama é um dos símbolos mais importantes em rituais de magia Representa os 5 elementos – Terra, Ar, Fogo, Água e o Éter (espírito).

Símbolos | Fernanda Filippini

Pentáculo

O Pentáculo é um amuleto de proteção. É formado pela junção do Pentagrama mais ou Círculo, representando a unidade do corpo e do espírito. Assim como o pentagrama, a estrela de cinco pontas representa os 5 elementos – Terra, Ar, Fogo, Água e Éter (espírito).

Símbolos | Fernanda Filippini

Triluna

A Triluna representa o aspecto Tríplice da Grande Mãe – a Donzela, a Mãe e a Anciã. Elas representam as fases da Lua – a Donzela é a Lua Crescente, a Mãe é a Lua Cheia e a Anciã, a Lua Minguante. A Deusa Tríplice é associada ao ciclo da vida – nascimento, crescimento e morte.

Símbolos | Fernanda Filippini

O Deus Cornífero

O Deus Cornífero ou Cornudo, também chamado de Cernumos (pronuncia-se quernumos) é o consorte da Grande Mãe. Representado com chifres de cervo é associado às florestas, aos animais, à virilidade.

Símbolos | Fernanda Filippini

A Grande Mãe

A Deusa Mãe é a força criadora da vida nas religiões pagãs. Símbolo da força e do poder gerador feminino.

Símbolos | Fernanda Filippini

Triskle

Também conhecido como Triskele, Triskelion, Tryfot, Tricele, Espiral Tripla, A Triske é um símbolo Celta que significa “três pernas”. Representa a vida em movimento. O número três era considerado sagrado por representar entre outras coisas a Tríplice Deusa e às estações do ano, que a princípio eram três – primavera, verão e inverno.

Símbolos | Fernanda Filippini

Triqueta

A Triqueta, conhecida também por Triquetra, é a representação das 3 Faces da Grande Mãe – a Donzela, a Mãe e a Anciã – a energia criadora do universo. Muitas vezes é confundida com a Triskle pela sua similaridade. Este símbolo pagão foi adotado pelo cristianismo como a Trindade.

Símbolos | Fernanda Filippini

Strophalos – A Roda de Hécate

O Strophalos ou Roda de Hécate é um antigo símbolo de origens pré-helênicas e cujo exato significado já se perdeu no tempo.

No “Oráculo Caldeu”, um texto datado do século II d.C. o Strophalos é descrito como sendo uma serpente descrevendo um labirinto à volta de uma espiral. A serpente representa a sabedoria e o renascimento, e o círculo externo é considerado tanto o Universo como a unidade da Deusa Tríplice.

É utilizada para invocação da Deusa e em meditações.

Símbolos | Fernanda Filippini

Elemento Fogo

O elemento Fogo é representado por um triângulo com o vértice voltado para cima. Este elemento tem o princípio masculino e rege a energia, a motivação, o dinamismo, a criatividade e o desejo sexual.

Símbolos | Fernanda Filippini

O Elemento Água

O elemento Aágua é representado por um triângulo com o vértice voltado para baixo. Este elemento tem o princípio feminino e rege as emoções, a intuição, os poderes psíquicos, os dons artísticos e os sentimentos.

Símbolos | Fernanda Filippini

O Elemento Ar

Este é o símbolo do Elemento Ar. Ele rege a mente, os pensamentos, as ideias, a eloquência, a razão.

Símbolos | Fernanda Filippini

Elemento Terra

O Elemento Terra rege o mundo material – o dinheiro, os bens materiais, as propriedades, assim como o corpo físico.

Símbolos | Fernanda Filippini

Espiral

A Espiral é e simboliza a emanação, a extensão, o desenvolvimento, a continuidade cíclica, mas em progresso, rotação criacional. É o símbolo do quinto elemento Éter.

Símbolos | Fernanda Filippini

Infinito

O símbolo do Infinito representa a continuidade, a eternidade, o equilíbrio entre o físico e o espiritual. Representa a inexistência do início e do fim, nascimento e morte.

Símbolos | Fernanda Filippini

Uróboro

O Uróboro, também conhecido como Ouróboro ou Oróboro) é um conceito representado pelo por umaa serpente que morde a própria cauda. Representa o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo, movimento, continuidade, auto fecundação e eterno retorno.

Símbolos | Fernanda Filippini

Ankh / Cruz de Ansata

A Ankh ou Cruz de Ansata era um símbolo sagrado egípcio que representa a vida. Era usado em cura e está associado a reencarnação, a renovação, a imortalidade e a fertilidade. É utilizada hoje em dia como amuleto de proteção.

Símbolos | Fernanda Filippini

Olho de Hórus

O Olho de Hórus, também conhecido como Udyat, é um símbolo egípcio que representa força, poder, coragem, proteção, clarividência e saúde. Ele reproduz o olhar aberto e justiceiro do Deus Hórus.

Símbolos | Fernanda Filippini

O Selo de Salomão

O Selo de Salomão, ou Estrela de Davi, simboliza a transformação dos processos alquímicos e é considerado um selo ocultista. O Selo de Salomão tem este nome pelo fato do Rei Salomão possuir um anel com este desenho e que era por ele utilizado para afastar os maus espíritos, e canalizar a proteção divina.

Para saber mais indico o livro:

Dicionário de Símbolos
Jean Gheerbrant e Alain Chevalier
Editora José Olympio

Á venda na Amazon.com.br

Published On: 18 de abril de 2023Categorias: Bruxaria, Magia Natural

Compartilhe este artigo!

Magia Natural

Categorias

Fernanda Filippini

Fernanda Filippini

Trabalho com oráculos há mais de 25 anos e criei meu próprio método de ensino para formar um profissional completo. Sou Oraculista, Professora e Mentora de Tarot, Baralho Cigano e Runas Nórdicas.

Deixe um comentário

Depoimentos

“A Fernanda foi um presente! A didática com que conduz as aulas é espetacular. Sem dúvida, é o melhor curso de Tarot.”

Ana Carla

Ana Carla – BH, MG