Yule
20-23 de dezembro (Hemisfério Norte)
20-23 de junho (Hemisfério Sul)
A festa de Yule marca o Solstício de Inverno, o dia que tem menos horas de sol e a noite mais longa do ano.
Os povos antigos notaram este fenômeno e suplicaram às forças da natureza que tornassem os dias mais longos e as noites mais curtas.
Esta festividade é remanescente dos rituais primordiais, celebrados para apressar o final do inverno e a chegada da primavera, quando os alimentos se tornavam novamente abundantes.
Na Wicca este é o momento do nascimento do Deus Sol, a criança da promessa do retorno do verão. O retorno do verão, porém, é apenas um vislumbre, poque a neve cobre tudo. A família se reúne ao redor do fogo para contar histórias e fazer um banquete de celebração ao nascimento do Deus Sol.
O Cristianismo, ao assimilar o Paganismo europeu, falhou em abafar o intenso culto ao Deus Sol e substituí-lo completamente pelo culto a Cristo. A principal celebração do Deus Sol era o seu nascimento no Solstício de Inverno, uma data sagrada e festivamente comemorada. Apesar de Jesus ter nascido na primavera, segundo a Bíblia, autoridades cristãs, decidiram transferir a festa do nascimento de Jesus para coincidir com o solstício.
Ao contrário do que foi ensinado, assim surgiu o Natal. Praticamente todos os símbolos pagãos originais mantiveram-se, como a árvore de Yule (árvore de Natal), representações do nascimento da criança solar (presépio), fartura de alimentos e troca de presentes.
Correspondências
Decoração: Azevinho, visco, hera, pinho, pinhas,
Cores: Vermelho, Verde, Branco e Dourado.
Ervas: Azevinho, carvalho, visco, alecrim, urze, cedro, pinho, louro, canela.
Deidades: Deuses Solares (Apolo/Hélios, Hórus, Rá, Lugh, etc)
Cristais: Olho-de-tigre, rubi, granada, jaspe, citrino.
Alimentos: Nozes, bolo de frutas, pães variados, vinho quente e frio, uvas, maçãs.
Rituais de Yule
Tora de Yule (Yule Log)
Um dos costumes deste Sabbat é a confecção da Tora de Yule (Yule Log) que serve para representar nossas esperanças e desejos de uma Roda do Ano melhor que a anterior.
Itens necessários:
- 1 tora de aproximadamente 30 cm
- velas vermelha, verde e branca.
Ritual:
A tora pode ser de qualquer tamanho, mas recomenda-se uma com 30 cm de comprimento por 10 cm de diâmetro. Deve ser feita de uma árvore que se alinhe com as intenções de um ano próspero.
Unte e consagre as velas com seus desejos.
Coloque as velas sobre a tora para ganharem a energia de crescimento do Deus Sol.
Em algum momento, deve-se queimar a tora da Roda anterior e agradecer pelas bençãos recebidas.
Sol Pessoal
Este feitiço tem por objetivo conquistar 8 desejos durante a Roda. O Sol de 8 raios representa cada um dos Sabbats e o poder fertilizador do sol, que em Yule está em seu ponto mais fraco. Os objetivos que colocarmos no nosso sol pessoal, se fortalecerão imensamente nos meses que virão.
Itens necessários:
- 1 cartolina
- revistas para recortar
- canetas, lápis de cor, etc.
- tesoura e cola
Ritual:
No meio da cartolina, desenhe um grande Sol com 8 raios, ocupando, pelo menos, toda a sua parte central.
Procure nas revistas palavras e imagens que representem seus objetivos. Cole-as nos rais do seu Sol Pessoal (cada objetivo num raio).
No centro do Sol, coloque recortes e palavras que façam com que você se sinta bem e que sirvam para reafirmar seu poder.
Em seguida, enfeite o restante do sol com canetas coloridas, glitter, etc., expressando nele sua personalidade.
Faça a consagração e, depois que a cartolina estiver seca, leve seu feitiço para ser energizado pelo Sol. Se o dia não estiver ensolarado, não tem problema, pois ele está brilhando por trás das nuvens.
Peça suas bençãos para o feitiço e faça uma visualização que representará o regresso do Sol: ao trazê-lo simbolicamente para dentro de casa, você também traz os atributos dos 8 raios para atuar em sua vida.
Ao terminar, coloque o feitiço em um lugar de destaque para que seu Sol Pessoal possa sempre te banhar com suas energias.
Agradeça ao Deus Sol por suas bençãos.
Fontes, Bibliografia e Referências
- A Magia de Hécate, Dylan Siegel e Naelyan Wyvern, Editora Madras
- Wicca – A Religião da Deusa, Claudiney Prieto, Editora Alfabeto
- The Beginner’s Guide to Wicca, Kirsten Riddle, Cico Books
- Grimoire for the Green Witch, Ann Moura, Llewellyn Worldwide, Ldt.
Magia Natural
Categorias
Fernanda Filippini
Trabalho com oráculos há mais de 25 anos e criei meu próprio método de ensino para formar um profissional completo. Sou Oraculista, Professora e Mentora de Tarot, Baralho Cigano e Runas Nórdicas.