Dia Internacional dos Namorados
Embora no Brasil o Dia dos Namorados seja celebrado em junho, os casais apaixonados na Europa e nos Estados Unidos comemoram o amor em 14 de fevereiro. Por quê? Essa data está intimamente ligada a São Valentim, o santo do amor.
O bispo São Valentim viveu durante o Império Romano, no século III – um período em que muitas guerras estavam em curso. Nessa época, o Imperador Cláudio II proibiu o casamento, acreditando que soldados solteiros seriam combatentes melhores. No entanto, Valentim continuou realizando casamentos secretamente.
Até que um dia ele foi descoberto, preso e sentenciado à morte. Mesmo enquanto estava na prisão, o bispo continuou recebendo cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e queriam agradecê-lo por unir seus casamentos. Foi também na prisão que Valentim se apaixonou por uma mulher, embora soubesse que nunca poderiam ficar juntos.
Essa mulher era filha de um dos guardas da prisão. Segundo a lenda, foi Valentim quem, de maneira miraculosa, a fez enxergar novamente. Antes de ser executado em 14 de fevereiro de 269 d.C., o bispo escreveu uma carta de despedida para sua amada, terminando-a com a frase: “De seu Valentim”.
Mais de 200 anos depois, em 496, o Papa Gelásio declarou Valentim como santo, fazendo com que milhões de fiéis recordassem suas ações. A data de sua morte foi escolhida pela Igreja como o Dia dos Namorados, incentivando casais que desejavam se unir em matrimônio.
Rituais para o Dia de São Valentim
Fontes, Bibliografia e Referências
- Revista Galileu
- Um feitiço por Dia, Sirona Knight
Compartilhe este artigo!
Magia Natural
Categorias
Fernanda Filippini
Trabalho com oráculos há mais de 25 anos e criei meu próprio método de ensino para formar um profissional completo. Sou Oraculista, Professora e Mentora de Tarot, Baralho Cigano e Runas Nórdicas.