Mantras | Fernanda Filippini

O que são Mantras?

Man, em sânscrito quer dizer mente, e Tra quer dizer liberação. Portanto, mantra quer dizer literalmente liberação da mente

Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.c. Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, das quais foram extraídos milhares de mantras, que atribuíam características relacionadas aos deuses, como amor, compaixão e bondade.

O som é uma vibração, assim sendo pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente é a forma de ativar as qualidades divinas, abrindo nossas mentes e nossos corações para os planos superiores.

Os mantras, ou canto simples, são frases curtas repletas de energia e sentido. Em outras palavras são destinadas a gerar ondas poderosas de som que promovem a cura, a visão intuitiva, a criatividade e o crescimento espiritual.

O mantra é uma vibração sonora que, quando emitido corretamente, exerce um efeito poderoso em nosso corpo e nossa mente. Deste modo acalma os  sentidos, relaxam o corpo e nos liga a energias superiores, pois sua vibração provoca a limpeza de energias de vibração mais baixa.

O mantra é definitivamente uma palavra de poder, ou seja, uma palavra sagrada, que deve ser usado com propriedade e consciência.

Egrégora

Muita gente se pergunta por que as pessoas ficam repetindo palavras em outras línguas. Na verdade, a repetição de uma palavra ou frase feita por milhares e milhares de pessoas cria uma egrégora com aquele significado.

A egrégora é um campo de força criado no Plano Astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos seus padrões mentais e emocionais.

Quando entramos numa igreja, num templo budista, num centro espírita, inegavelmente sentimos um clima de paz e harmonia. Isto se deve ao fato das pessoas os frequentam irem com sentimentos elevados e buscando conexão com a divindade.

O mesmo acontece com o mantra, de tanto ser repetido, e com a mesma sintonia, inegavelmente é capaz de nos ligar a energias superiores.

Os Mantras em nosso idioma

Vale dizer que as palavras “luz”, “paz”, “amor”, também podem ser consideradas mantras. Sempre que falamos determinadas palavras vibrando sentimentos elevados, ele acaba por desencadear estas sensações.

Alguns Mantras conhecidos

OM MANI PADME HUM
Significados: “Da lama nasce a flor de Lótus”, “Saúdo a Jóia do Lótus”, “Recebemos a jóia da consciência no coração do Lótus”.
Efeitos: abre a mente para o Amor e para a Compaixão conduzindo ao despertar.

OM NAMAH SHIVAYA
Significados:  “Inclino-me perante Shiva”, “Inclino-me perante o meu divino Ser interior”
Efeitos: induz um profundo relaxamento físico e mental.

NAM MYOHO RENGUE KYO
Significado: “Devotar-se à Lei Mística da Causa e Efeito”
Efeitos: sintonia com o universo, grande energia vital, transformar situações negativas em benefícios.

Bja Mantras

Um bija mantra é um mantra monossilábico, composto de poucas letras, mas que evocam a divindade da criação como uma forma de ativar nossas qualidades divinas, abrindo, desta forma, nossas mentes e corações para os planos superiores.

Conforme vamos praticando meditações com os bija mantras, podemos perceber uma maior equalização e alinhamento em cada um dos chakras, mantendo, consequentemente, uma pulsação de energia equilibrada e sincronizada com os ritmos do universo.

Mantra OM

O OM é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto.

O OM é o som do universo e a semente que “fecunda” os outros mantras. É uma sílaba constituída por três letras: A, U e M (fonema au + m).

Pronuncia-se ÔM. Um erro comum aos que não conhecem Yoga é pronunciar as três letras “AUM”.

Ouça o mantra:

Om

Bja Mantras dos Chakras

Detalhes
NomeBásico/RaizSexualPlexo SolarCardíacoGargantaFrontalCoronário
Bija mantraLAMVAMRAMYAMHAMSHAMOM

Para saber mais sobre os Chakras clique aqui.

Segue áudio com os bija mantras dos Chakras.

OBS: Alguns autores atribuem o bja Om tanto para o chakra frontal quanto para o coronário.

Beijos ♥
Fernanda Filippini (Selene)

Published On: 20 de julho de 2018Categorias: Espiritualidade, Meditação, Preces e Orações

Compartilhe este artigo!

Navegue

Categorias

Fernanda Filippini

Fernanda Filippini

Trabalho com oráculos há mais de 25 anos e criei meu próprio método de ensino para formar um profissional completo. Sou Oraculista, Professora e Mentora de Tarot, Baralho Cigano e Runas Nórdicas.

Deixe um comentário

Depoimentos

“A Fernanda foi um presente! A didática com que conduz as aulas é espetacular. Sem dúvida, é o melhor curso de Tarot.”

Ana Carla

Ana Carla – BH, MG