Sabbats são festivais solares que marcam o início e o auge das estações, levando em conta a posição da Terra com relação ao Sol: Solstícios e Equinócios. Os Sabbats são divididos em duas categorias – maiores e menores:
Sabbats Maiores (auge das estações):
Sabbats Menores (início das estações):
Resumo dos Sabbats
IMAGEM
NOME
DATA
CELEBRAÇÃO
ESTAÇÃO
INFORMAÇÕES
31/10 – 01/11 (hn)
30/04 – 01/05 (hs)
Festival dos Mortos
Ano Novo
Meio do Outono
Ano Novo Pagão. Marca o auge do outono, o final do verão, quando as pessoas se preparavam para o inverno, recolhimento Noite em que o véu da espiritualidade está mais tênue e facilita a comunicação com os antepassados. Bom para rever atitudes tomadas durante o ano e repensar o futuro. Consultar oráculos.
20 – 23/12 (hn)
20 – 23/06 (hs)
Solstício de Inverno
Noite mais longa do ano
Início do Inverno
Noite mais longa do ano. E o momento do nascimento do Sol, a promessa do retorno do verão. Este retorno, porém, é apenas um vislumbre, poque a neve ainda cobre tudo. A família se reúne ao redor do fogo para contar histórias, trocar presentes e fazer um banquete de celebração.
01/02 – 02/02 (hn)
31/07 – 01/08 (hs)
Festival das Luzes
Meio do Inverno
Dá as boas-vindas à Primavera. Época em que a vida começa a acordar do sono frio do inverno. Porém, devido ao frio, este era o único festival em que as fogueiras eram substituídas pelas velas, dai o nome Candlemas. Este é um Sabbat de purificação e também um festival de luz e de fertilidade. Mmomento ideal para banirmos remorsos e culpas.
20 – 23/03 (hn)
20 – 23/09 (hs)
Equinócio de Primavera
Início da Primavera
Dia e noite têm a mesma duração, a partir desta data os dias serão mais longos. Celebra-se a chegada da Primavera. Coelhos e ovos, são símbolos da fertilidade e renovação. É o retorno das cores. Momento de emergirmos do submundo pessoal para a luz. Cultivar sementes.
30/04 – 01/05 (hn)
31/10 – 01/11 (hs)
Festival da Fertilidade
Meio da Primavera
Momento de celebrar a vida em todas as formas e dar boas-vindas ao Verão. Aqui nos despedimos das chuvas, as colinas e vegetação atingem tons dourados. Era costume erguerem-se Maypoles, onde era feita uma dança, em que fitas eram trançadas no mastro. Nos campos acendiam-se fogueiras de Beltane para celebrar a fertilidade da terra.
20 – 23/06 (hn)
20 – 23/12 (hs)
Solstício de Verão
Dia mais longo do ano
Início do Verão
O Sol atinge o apogeu. Dias ainda mais longos que a noite. Época propícia para todos os tipos de magia. A natureza encontra-se plena e abençoada. Litha é a é a materialização de todas as nossas esperanças, onde projetos, sonhos e desejos lançados na época do plantio começam a dar seus frutos
31/07 – 01/08 (hn)
01/02 – 02/02 (hs)
Festival das Colheita
Meio do Verão
É a 1ª colheita do ano. Festa de agradecimento a tudo que colhemos durante o ano. Ramos de trigo e bonecas de milho são símbolos deste Sabbat. O pão é colocado sobre o altar, que é decorado com frutas e vegetais. Isto representa o início do ciclo da colheita. Energia próspera e excelente para atrair bençãos para os relacionamentos.
20 – 23/09 (hn)
20 – 23/03 (hs)
Equinócio de Outono
Início do Outono
É o descanso após a 2ª colheita do ano. Agradecimento pelo que foi colhido. O dia e a noite têm igual duração. Época de hibernação. A escuridão começará a dominar. Neste dia fazemos banquetes abundantes com frutas, legumes, pães, bolos, doces, vinhos e cidras, e oferecemos aos Deuses.