Vamos falar das últimas orientações para começar nosso Desafio – Tenha a vida dos seus sonhos!
Cronograma sugerido para o Desafio
Segue uma sugestão para iniciar a mudança e criação de novos hábitos, que o levarão à vida dos seus sonhos.
Você pode seguir ou alterar esta ordem. Eu prefiro deixar a escrita no final, pois posso registrar todas as demais atividades feitas e como foi naquele dia. Sinta-se livre para alterar também o tempo de duração de cada tarefa, tomando o cuidado de manter os exercícios por pelo menos 20 minutos diários.
Mudança de Hábitos
Pesquisas mostram que são necessários 21 dias para mudar ou adquirir um novo hábito.
Hábitos são comportamentos repetidos regularmente e que tendem a ocorrer inconscientemente. Pense sobre isto:
Se você não controlar seus hábitos, eles irão controlá-lo!
A maioria das pessoas fracassam na mudança de hábitos porque não têm estratégia. Um fracasso habitual são as resoluções de final de ano. Raramente conseguimos cumpri-las.
Isto porque tendemos a voltar ao nosso padrão de conforto. Mudanças são dolorosas, mas o mais importante, também são temporárias.
Persista nas suas novas atividades com a certeza de que o sentimento “desconfortável” é temporário, vai passar. E eles se tornarão tão simples quanto escovar os dentes.
Mudança em 30 dias
Dias 1 a 10 – insuportável
Os primeiros dez dias da implementação de um novo ou para se livrar de qualquer hábito, a sensação pode ser quase insuportável.
Os primeiros dias são empolgantes, você se enche de motivação, mas esta sensação logo passa. Você detesta fazer aquilo, é doloroso, não é divertido. Sua mente rejeita e você pensa: Odeio isso. Seu corpo resiste e diz a você: Não gosto desta sensação.
A maioria das pessoas desiste neste ponto, porque acham que esta sensação desconfortável irá durar para sempre.
Saiba que esta sensação é temporária! Esteja preparado para estes primeiros dias, pois sabe que é o preço que se paga pelo sucesso. Você pode vencer as probabilidades e ser bem sucedido. Se os benefícios são grandes o bastante, podemos fazer qualquer coisa por dez dias, certo?
Portanto, os primeiros dez dias de implementação de qualquer hábito novo não são nenhum piquenique. Você vai resistir. Você pode até odiá-los, às vezes. Mas você pode fazer isso.
Considere que fica cada vez mais fácil e que a recompensa é simplesmente a capacidade de criar tudo o que deseja para sua vida!
Dias 11 a 20 – desconfortável
Após ter superado os primeiros dias mais difíceis, você começa a segunda fase de dez dias, consideravelmente mais fácil.
Você estará se acostumando com seu novo hábito, terá desenvolvido um pouco de confiança e algumas associações positivas com os benefícios dele.
Apesar de não serem insuportáveis, ainda são desconfortáveis, e exigirão disciplina e comprometimento de sua parte.
Neste estágio, ainda será tentador recair em seus comportamentos antigos. Tendo como referência o exemplo de acordar cedo como seu novo hábito, continuará sendo mais fácil dormir mais, porque você o tem feito há tanto tempo. Permaneça comprometido.
Dias 21 a 30 – imbatível
Esta é a fase onde a transformação real acontece. Seu hábito novo se torna parte de sua identidade. Ele transcende o espaço entre ser algo que você está tentando e quem você está se tornando. Você começa a ver a si mesmo como alguém que vive o hábito.
Usando o exemplo de acordar cedo: você passa a ter uma identidade que diz não sou uma “pessoa matinal” para sou uma pessoa matinal!
Ao invés de ter horror ao seu despertador, agora quando ele toca, você está empolgado para acordar e seguir em frente, porque fez isto durante mais de 20 dias seguidos. Você está começando a ver e a sentir os benefícios.
Cuidado: a esta altura você pode pensar que já fez isto durante 20 dias e pode se dar uns dias de folga. O problema é que esses primeiros vinte dias são a parte mais desafiadora do processo. Tirar alguns dias de folga dificulta recomeçar.
É nos dias 21-30 que você realmente começa a desfrutar do hábito, que é o que o vai mantê-lo no futuro.
Considerações Finais
Beijos ♥
Fernanda Filippini (Selene)
Fontes, Bibliografia e Referências
Compartilhe este artigo!
Categorias
Fernanda Filippini
Trabalho com oráculos há mais de 25 anos e criei meu próprio método de ensino para formar um profissional completo. Sou Oraculista, Professora e Mentora de Tarot, Baralho Cigano e Runas Nórdicas.