O que é?
Ho’oponopono (pronuncia-se “rooponopono”) é uma antiga técnica de cura ancestral havaiana que era utilizada quando havia algum problema familiar ou entre os membros da tribo. Os membros se reuniam, falavam dos seus problemas e pediam perdão uns aos outros.
Esta prática era feita pela tribo em grupos até que Morrnah Simeona, uma Kahuna (título usado para denominar os sacerdotes, mais conhecidos como xamãs) a transforma-se em Ho’oponopono da identidade própria, podendo ser praticado individualmente.
Esta prática se torna conhecida através do Dr Ihaleakala Hew Len, psicólogo havaiano. Sua filha estava doente e ele se consulta com Morrnah. O Dr. Len obteve a cura para sua filha e a partir de 1982 passa a estudar e se aprofundar no método.
O Dr. Len é então convidado a trabalhar no Hawaii State Hospital, um hospital psiquiátrico que abrigava pacientes-detentos, que haviam cometido crimes terríveis.
As pessoas que trabalhavam no hospital andavam com as costas voltadas para a parede com medo dos ataques dos pacientes. Havia um grande rodízio de funcionários, que faltavam, adoeciam e deixavam de ir trabalhar. Haviam problemas elétricos, hidráulicos e o medo era constante.
Com o passar dos meses ficou notável a diferença da energia do hospital. Os pacientes começaram a ficar mais calmos, e muitos já não precisavam mais de algemas. Os funcionários voltavam ao trabalho.
O Dr. Len nunca atendeu nenhum paciente individualmente. Ele simplesmente pegava a ficha do paciente, se inteirava dos crimes cometidos e se perguntava: “O que está acontecendo dentro de mim para que eu contribua com este problema? Como posso corrigir este problema em mim?”
E em seguida pedia à Divindade que limpasse nele mesmo toda e qualquer memória compartilhada que pudesse ter com aquele preso, repetindo as 4 frases do Ho’oponopono:
Eu sinto muito.
Por favor, me perdoe.
Eu te amo.
Sou grato.
Ele repetia as quatro frases até que toda energia negativa envolvida entre ele e o paciente fosse purificada.
O Dr. Len trabalhou neste hospital por 3 anos até a Unidade Psiquiátrica ser fechadas, todos os pacientes foram curados, com a exceção de um que foi transferido.
Como ficou conhecido?
Joe Vitale, escritor americano que participou do filme “O Segredo”, ouviu a história do Dr. Len e o procurou. Ficou extremamente interessado e passou estudar e acompanhar o Dr. Len em seminários.
Juntos escreveram o livro “Limite Zero”, que trouxe o conhecimento do Ho’oponopono para o mundo. Hoje, o Dr. Len está aposentado, mas Joe Vitale continua com sua missão de divulgar a técnica. Seu segundo livro “Marco Zero”, se aprofunda e ensina técnicas avançadas de Ho’oponopono.
Entendendo o Ho’oponopono
O Ho’oponopono é uma técnica de cura individual. Você não faz o Ho’oponopono para outra pessoa, você faz para você mesmo. É entre você e a Divindade.
Durante nossas existências, vidas passadas, fomos acumulando experiências que são chamadas de memórias. Estas memórias ficam gravadas em nosso inconsciente, sem que tenhamos de fato percebido muitas delas.
A forma como nos comportamos ou reagimos a determinadas situações, provém destas memórias (ou programas, como o Dr. Len chamava).
O Ho’oponopono é feito justamente para curar, limpar estas memórias.
E como todos viemos de uma única fonte, de um Todo, estamos interligados. Todos somos um, e desta forma, quando eu me limpo, quando eu me curo, eu curo as pessoas à minha volta.
Quando você diz: Eu sinto muito – está dizendo para a Divindade que sente muito por não ter tido uma consciência naquele momento.
Quando você diz: Me perdoe – está pedindo perdão por ter agido daquela forma.
Quando você diz: Eu te amo – está dizendo à Divindade que a ama incondicionalmente.
Quando você diz: Sou grato – está agradecendo à Divindade por ela limpar em você aquela memória.
Como praticar?
Vamos usar como exemplo a “escassez”. Vamos supor que esteja passando por um período difícil em sua vida.
Repita as quatro frases do Ho’oponopono até quando achar necessário ou até sentir que conseguiu limpar o sentimento.
Você também pode usar um Japamala (cordão com 108 contas usado para contar mantras) e repetir as 4 frases por 108 vezes.
Ho’oponopono no dia a dia
Como já dissemos anteriormente, o Ho’oponopono serve para limpar memórias e sentimentos negativos, então sempre que sentir uma emoção negativa, repita as quatro frases.
Se você ficou irritado com alguém, respira fundo e diga: “Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato”, até que o sentimento tenha ido embora.
Se ficou triste, apático, com raiva, etc, limpe o sentimento no momento que percebê-lo.
Espero que tenha gostado. Se quiser saber mais sobre Ho’oponopono indico:
Canais no Youtube que são fantásticos:
Livros:
Beijos ♥
Fernanda Filippini (Selene)
Compartilhe este artigo!
Navegue
Categorias
Fernanda Filippini
Trabalho com oráculos há mais de 25 anos e criei meu próprio método de ensino para formar um profissional completo. Sou Oraculista, Professora e Mentora de Tarot, Baralho Cigano e Runas Nórdicas.